Banner do evento

O Uso da Modelagem Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Mecânica Clássica: Uma Abordagem Através do V De Gowin.

O estudo dos conceitos e aspectos matemáticos que fundamentam o estudo da mecânica clássica perpassa pela necessidade do estudante adquirir habilidades que remetem ao uso de ferramentas matemáticas, tais como, as equações diferenciais. Contudo, de uma maneira geral, essa condição pode levar a dificuldades no aprendizado desse assunto. Procurando alternativas para a melhor compreensão do conteúdo especificado, propomos realizar atividades que utilizem a modelagem computacional associada ao V de Gowin.

Objetivo: Realizar processos de modelagem computacional com base na linguagem de programação Python, associado ao diagrama V de Gowin, procurando contribuir para o melhor desenvolvimento na aprendizagem de tópicos da mecânica clássica.

A execução do curso será realizada com a seguinte divisão:

1ª aula – Introdução à linguagem de programação Python (2 h): apresentaremos as funções básicas da linguagem de programação Python;

2ª aula – Modelando o movimento de uma partícula com velocidade constante (2 h): construiremos o V de Gowin associando ao processo de modelagem , de forma poderão aprender a escrever loops para verificar o movimento e produzir gráficos das grandezas cinemáticas.

3ª aula – Elaborando o modelo computacional de uma partícula submetida a uma força constante (2 h): os alunos, em conjunto com o professor, irão modelar o movimento de uma partícula sujeita a uma força constante. De maneira que possam lidar com o básico do cálculo numérico.

4ª aula – Elaborando o modelo computacional de uma partícula submetida a uma força dependente da velocidade (2 h): utilizando a estrutura do assunto da aula anterior, os estudantes irão construir o V de Gowin com base no modelo de uma partícula sujeita a uma força dependente da velocidade para observar como isso afeta o movimento. Os alunos irão produzir gráficos representando o comportamento da posição e velocidade. As avaliações serão realizadas ao longo das aulas. Faremos a análise dos modelos construídos, bem como dos V de Gowin elaborados. Através do questionário de opinião, obteremos o feedback dos participantes acerca do curso.

Minicurso
Inscrições não disponíveis